Luz: Conselho Tarifário já tinha proposto revisão trimestral dos preços - TVI

Luz: Conselho Tarifário já tinha proposto revisão trimestral dos preços

lâmpada

Espanha já adoptou esta medida no ano passado

O Conselho Tarifário da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que integra associações de consumidores e a Direcção-Geral do Consumidor, já tinha proposto no ano passado a revisão trimestral das tarifas de electricidade, de modo a aproximar os custos de produção e os preços de comercialização, avança a «Lusa».

Na altura, em resposta ao parecer do Conselho Tarifário, a ERSE não mencionou directamente a revisão trimestral, mas afirmou concordar «com o parecer do Conselho Tarifário no que diz respeito à necessidade de procurar uma maior aderência em cada momento entre custos e tarifas».

O conselho recomendava ainda uma nova análise dos pressupostos da proposta tarifária, de modo a levar em conta a «realidade dos mercados, designadamente do mercado de combustíveis».

Esta medida foi já adoptada por Espanha que, desde meados do ano passado, revê as tarifas eléctricas trimestralmente e não apenas uma vez por ano, com o objectivo de adequar os preços de venda aos custos reais de produção da electricidade.

O Conselho Tarifário é o órgão consultivo da ERSE para as questões relativas a tarifas e preços, sendo constituído por representantes do sector da electricidade e do gás natural e por representantes dos consumidores, entre os quais a DECO e Direcção-Geral do Consumidor.
Continue a ler esta notícia