Ministro do Trabalho anuncia reforço de 50 inspectores - TVI

Ministro do Trabalho anuncia reforço de 50 inspectores

ACT

Meta de 403 profissionais até ao fim do ano

Relacionados
A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) vai receber um novo reforço de 50 inspectores e chegar aos 400 profissionais até ao final do ano, anunciou esta quarta-feira o ministro do Trabalho, Vieira da Silva.

O anúncio foi feito durante a cerimónia de acolhimento dos 100 novos contratados, que iniciaram o seu período de estágio de ingresso na carreira de Inspector Superior de Trabalho.

Aos 253 inspectores ao serviço, a que se somam aqueles 100, na sua grande maioria mulheres, a ACT poderá agora seleccionar mais 50 inspectores para reforçar os seus quadros, escreve a agência Lusa.

No último concurso, das 9.552 candidaturas recebidas pela ACT, foram seleccionados 500 finalistas e, destes, os 100 que agora iniciam um período de quatro meses de formação teórica, a que se seguirá uma fase de formação prática.

Processo será «mais expedito»

A entidade aproveitará os 400 candidatos que ficaram pela fase final para seleccionar mais 50 novos inspectores, pelo que o processo deverá ser «mais expedito», conforme explicou aos jornalistas o ministro Vieira da Silva.

Com este novo reforço, a ACT passará a contar até ao final do ano com um total de 403 inspectores ao serviço, dando assim cumprimento à meta acordada com os parceiros sociais em Junho do ano passado.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia, o Inspector-Geral do Trabalho Paulo Morgado de Carvalho manifestou-se «satisfeito» com o anúncio de Vieira da Silva, explicando ser intenção da ACT que o processo fique concluído «o mais rapidamente possível».

«A ideia é que os novos 50 se juntem já a este grupo de 100 que agora inicia o seu período de estágio», disse.

Um inspector para 19 mil trabalhadores

A nova lista será conhecida por despacho do Inspector-Geral da ACT e publicada em Diário da República, precisou.

«Estamos ainda aquém do rácio da OIT para países industrializados de um inspector para 10 mil trabalhadores, mas estamos mais próximos dos indicadores recomendados», afirmou Paulo Morgado de Carvalho.

Actualmente, disse, existe um inspector para 19 mil trabalhadores.

Com o reforço de 150 inspectores passará a haver aproximadamente um inspector para 15 mil trabalhadores, acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados