Reestruturação da Maconde leva ao despedimento de 150 trabalhadores - TVI

Reestruturação da Maconde leva ao despedimento de 150 trabalhadores

(arquivo)

Cinquenta e três trabalhadores da Maconde foram despedidos no âmbito do processo de reestruturação da empresa.

No entanto, deverá ainda implicar a saída de «mais cinco a sete» funcionários, disse esta quinta-feira à «Lusa» fonte da administração.

De acordo com o presidente da mesa da assembleia-geral, António Leite Tavares, a saída dos trabalhadores resultou da insolvência, decretada pelo Tribunal de Braga, das empresas Maconde Confecções II e Mac Meios.

Estas empresas, tal como a Tribo e a MacModa, foram apresentadas à insolvência pela administração da Maconde no âmbito da reestruturação em curso, com o objectivo de garantir a viabilidade da empresa.

Segundo Leite Tavares, a decisão de cessação dos contratos de trabalho com 53 trabalhadores foi tomada pelo administrador de insolvência, que é agora responsável pelas empresas e que deverá ainda efectuar «um ou outro ajustamento», a traduzir na saída de «cinco a sete pessoas».

Os restantes trabalhadores da Maconde Confecções II e da Mac Meios serão reintegrados na actividade industrial da Maconde, sendo que já não havia há algum tempo funcionários afectos à Tribo e à MacModa.

Em declarações à agência, o presidente da mesa da assembleia-geral afirmou que os trabalhadores agora dispensados eram sobretudo administrativos e auxiliares, não se tratando de pessoal fabril.
Continue a ler esta notícia