Sodesa perde 66% das vendas de electricidade - TVI

Sodesa perde 66% das vendas de electricidade

Parceria Endesa/Sonae tem falta de produção e condições de comercialização

A Sodesa, que comercializa electricidade em Portugal através de uma parceria entre a Sonae e a Endesa, já perdeu 66 por cento das suas vendas, soube a Agência Financeira. A razão prende-se, de acordo com o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva, com o facto de não terem a produção de electricidade suficiente e com as condições do mercado liberalizado, ou seja, obstáculos do Governo.

De referir que a Sodesa opera no mercado português para clientes empresariais e industriais, mas sempre mostrou interesse em vender energia aos domésticos. «Com as condições que estão criadas, estamos impossibilitados de o fazer».



Desde 4 de Setembro de 2006 que a Endesa aguarda «condições» para entrar neste segmento. Para Ribeiro da Silva, as tarifas que têm sido impostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e até com a intervenção do Governo, «não reflectem os custos e estão a gerar um défice muito grande que vai ser suportado no futuro pelos consumidores portugueses».

«Caminhamos rapidamente para um absoluto monopólio da EDP, não só na produção, mas também comercialização», comentou.

Na venda de electricidade para clientes industriais, o responsável garante que está para ficar. Quanto aos consumidores domésticos, estes vão ter de esperar por tempo indeterminado, até haver medidas de «mitigação», para serem clientes da Endesa.
Continue a ler esta notícia