Endesa apresentou proposta para construir barragem de Girabolhos - TVI

Endesa apresentou proposta para construir barragem de Girabolhos

Barragem

Entrada prevista para 2012

Relacionados
A Endesa anunciou esta terça-feira que pretende investir cerca de 360 milhões de euros, entre 2011 e 2013, na construção da barragem de Girabolhos, no rio Mondego, com uma potência instalada de 355 megawatts (MW).

A Endesa apresentou a sua proposta ao júri responsável pela adjudicação do programa nacional de barragens lançado pelo Governo, esperando uma decisão oficial no princípio do próximo mês, avança a «Lusa».

A oferta da energética espanhola visa a exploração por 65 anos das infra-estruturas do aproveitamento hidroeléctrico de Girabolhos e a construção de um sistema hidroeléctrico reversível com uma potência total de 355 megawatts (MW).

Esta capacidade permitirá uma produção eléctrica de 450 gigawatts/hora (GWh), equivalentes ao consumo anual de electricidade de 150 mil famílias.

«Estes valores são cinco vezes superiores aos valores de potência e produção previstos na base do concurso: 70 MW e 99 GWh, sem implicar maiores impactes ambientais», afirmou o presidente da Endesa Portugal, Nuno Ribeiro da Silva.

O projecto da Endesa representará cerca de cinco por cento do mercado hidroeléctrico português.

A Endesa já tem em Portugal produção térmica, através da sua participação na central de carvão do Pego, de 600 MW, está a construir uma central de ciclo combinado de 800 MW, cuja entrada em funcionamento está prevista para finais de 2010, e tem cerca de 100 MW de cogeração e mais 800 MW de potência eólica, com entrada em funcionamento prevista para 2012.
Continue a ler esta notícia

Relacionados