União Europeia perde 2,5 milhões de empregos num ano - TVI

União Europeia perde 2,5 milhões de empregos num ano

Negócios

Portugal foi o quarto país mais penalizado pela crise da cosntrução e pela perda de postos de trabalho. Espanha lidera

Relacionados
A União Europeia perdeu 2,5 milhões de postos de trabalho entre o primeiro trimestre de 2008 e o primeiro trimestre de 2009, revelam dados da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofund).

Segundo o mesmo estudo, o desemprego atingiu sobretudo os homens, nomeadamente os mais jovens. Quanto a sectores, a maior vítima foi a construção.

Por países, a vizinha Espanha liderou a destruição de emprego, mas Portugal aparece como o quarto Estado mais afectados pela crise na construção e pela perda de emprego. Pelo meio ficam a Hungria e a Lituânia.

Para 2010, as perspectivas não são melhores: a destruição de emprego deverá continuar na União. Embora a economia comece a dar sinais de melhoria, o emprego costuma reagir com algum desfasamento a esta retoma. Para além disso, o Eurofund lembra que as medidas de estímulo económico, lançadas pelas autoridades europeias e dos vários Estados-membros para combater a crise, deverão começar a sair de cena no final de 2010.

Segundo as contas do Eurofund, a União contava, no final de Julho, com 22 milhões de desempregados, mais cinco do que há um ano. Grande parte das pessoas que perderam o emprego no último ano foram apanhadas por processos de reestruturação ou até mesmo de falência de empresas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados