«Tsunami financeiro» se maior grupo segurador do mundo colapsar - TVI

«Tsunami financeiro» se maior grupo segurador do mundo colapsar

Dinheiro

AIG registou uma perda de nove milhões de euros no 1º semestre

Relacionados
O maior grupo segurador do mundo, a AIG, pode estar à beira do colapso, 24 horas depois do anúncio da falência do banco de investimento norte-americano Lehman Brothers. A AIG perdeu num só dia 60 por cento do seu valor em bolsa.

Na primeira metade do ano a AIG (American International Group Inc.) registou uma perda de nove milhões de euros. Agora a maior seguradora americana e a terceira maior do mundo precisa de 28 mil milhões para se reequilibrar, avança a «TSF».

Mas a tarefa promete ser difícil, já que os bancos não estão a facilitar o crédito devido à crise económica.

O jornal espanhol «El Mundo» diz que se a AIG falir as consequências serão ainda piores do que as provocadas pela falência da Lehman Brothers.

Haverá, diz o diário, um novo tsunami financeiro.

O «Washington Post» diz ser a pior crise desde o 11 de Setembro e acrescenta que o assunto já mereceu o empenho do governo que está a tentar travar o problema salvando a AIG.

Os jornais norte-americanos adiantam que a Reserva Federal já fez um pedido ao gigante da banca de investimento Goldman Sachs e também à JP Morgan Chase de uma linha de crédito de quase 50 mil milhões de euros.

O próprio Estado de Nova Iorque interveio autorizando que a AIG emprestasse a si própria 14 milhões.

O «The New York Times» escreve ainda que a Reserva Federal vai reunir-se, esta terça-feira, para voltar a estudar soluções que travem a crise.
Continue a ler esta notícia

Relacionados