SAG Gest aumenta lucros em 5,3% para quase 12 milhões (Actualização1) - TVI

SAG Gest aumenta lucros em 5,3% para quase 12 milhões (Actualização1)

Carro Polo da Volkswagen

(Actualização1) A SAG Gest obteve um resultado líquido de 11,9 milhões de euros, nos primeiros nove meses de 2005, mais 5,3% face a igual período do ano passado. Uma subida que, segundo a empresa, reflecte o «aumento significativo» do contributo do negócio de Aluguer Operacional de Viaturas e do Financiamento Automóvel.

A SAG registou, no final do terceiro trimestre de 2005, um volume de negócios consolidado de 535,6 milhões de euros, 5,1% acima do valor verificado em igual período de 2004.

O EBITDA atingiu os 56 milhões de euros, o que representa uma redução de 4,6% face ao terceiro trimestre de 2004, embora traduza uma melhoria da margem de EBITDA quando comparado com o primeiro semestre de 2005. «Este desempenho vem evidenciar, no essencial, o esforço comercial desenvolvido no lançamento de novos modelos nos primeiros nove meses deste ano», adiantou a empresa em comunicado.

O resultado líquido consolidado do Grupo situou-se, no final do terceiro trimestre, em 11,9 milhões de euros, dos quais 2,3 milhões no primeiro trimestre, 4,4 milhões no segundo trimestre e 5,2 milhões no terceiro trimestre, «o que reflecte uma clara e progressiva recuperação da actividade do Grupo ao longo dos nove primeiros meses deste ano», refere a instituição.

Aluguer operacional e financiamento com maior peso

O resultado líquido do 3º trimestre apresenta, deste modo, um crescimento de 5,3% face a igual período do ano passado, reflectindo o aumento do contributo do negócio de Aluguer Operacional de Viaturas e do Financiamento Automóvel.

Em termos acumulados, e excluindo o impacto não recorrente dos ganhos extraordinários provenientes da alienação de imóveis que se registaram no primeiro semestre de 2004, o resultado líquido acumulado nos primeiros nove meses de 2005 teve um crescimento de 1%, devido ao peso crescente dos serviços automóveis e apesar da queda de 2,7% do volume das viaturas vendidas. Com a inclusão do impacto dos ganhos extraordinários acima referidos, o resultado líquido acumulado apresenta uma quebra de 25,3% relativamente a igual período de 2004.

Na área da Distribuição Automóvel, a SIVA continuou a registar crescimentos sustentados nas vendas de viaturas de passageiros das marcas Skoda e Audi, com aumentos no terceiro trimestre de respectivamente 24,2% (904 viaturas vendidas) e 13,7% (1.672 viaturas vendidas).

Na marca Volkswagen, o terceiro trimestre confirmou a continuação da recuperação de quota de mercado da marca VW iniciada no final do 1º semestre deste ano, beneficiando do novo ciclo de produto da marca Volkswagen, tendo esta marca atingido no mês de Setembro uma quota de mercado (7,8%) igual ao do mês homólogo de 2004.

Essa recuperação foi, no entanto, ainda insuficiente para compensar uma redução já esperada de 12,9% no número de viaturas comercializadas (3.216 viaturas) da marca Volkswagen, que teve uma redução nas vendas a rent-a-car, o que constitui a continuação de uma estratégia visando proteger o valor da marca. Nos primeiros nove meses de 2005, a SIVA atingiu uma quota de 12,6%.
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