Accionistas do BPN podem ser indemnizados segundo valor actual do banco - TVI

Accionistas do BPN podem ser indemnizados segundo valor actual do banco

Finanças

CGD terá de apresentar proposta sobre destino a dar à instituição nacionalizada

Os accionistas do BPN poderão vir a receber indemnizações pela nacionalização do banco, que terão por base o valor actual da instituição, disse o ministro das Finanças em conferência de imprensa.

Teixeira dos Santos admitiu o eventual pagamento de indemnizações aos accionistas do banco, mas, a acontecer, o mesmo terá por base «uma avaliação da instituição que terá de ser feita pelo menos por duas entidades independentes especializadas, que determinará quanto vale o BPN no momento actual».

Ainda não se decidiu onde será feita a integração dos activos, se no «Tesouro ou eventualmente na Caixa Geral de Depósitos (CGD)», que ficará encarregue da gestão do banco nacionalizado.

Inclusivamente, o Banco de Portugal nomeou já dois administradores do banco estatal para a administração do BPN.

Quanto ao futuro do banco, ainda nada está decidido. A CGD, que passará a integrar a gestão do BPN, terá de apresentar ao Executivo, «tão cedo quanto possível, um plano quanto ao destino a dar ao banco», sendo que existem várias possibilidades. «Pode ser integrado na CGD, podem alienar-se activos, ou pode alienar-se o banco, uma vez recuperado», concluiu Teixeira dos Santos.

Entretanto, o governador do Banco de Portugal admitiu que a CGD poderá vir a ter de aumentar capital, tendo em conta a integração da gestão do BPN.
Continue a ler esta notícia