Aeroporto da Portela vai ter «grandes» dificuldades no verão - TVI

Aeroporto da Portela vai ter «grandes» dificuldades no verão

Aeroporto Lisboa 130x70

O ministro dos Transportes afirmou hoje que a capacidade do aeroporto da Portela vai ser aproveitada «ao máximo», para atender ao elevado pedido de direitos de aterragem e descolagem (slots) em lista de espera para o Verão.

«O nosso aeroporto tem a sua capacidade muito esgotada. Vamos prolongar um pouco essa capacidade com as obras que estão a ser feitas e com medidas de emergência que vamos tomar, aproveitando ao máximo a infra-estrutura que existe», disse Mário Lino aos jornalistas na Figueira da Foz, onde presidiu à sessão de encerramento do 8º Congresso da Água.

Aproveitar as instalações de Figo Maduro e procurar «uma maior agilidade no funcionamento da aterragem e da descolagem, garantindo as condições de segurança», para se poder acomodar o maior número possível de movimentos no aeroporto, são algumas das medidas avançadas pelo titular da pasta das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

«Vamos procurar que o aeroporto corresponda da melhor maneira às necessidades que vamos ter até 2015, ou 2016 ou 2017», vincou.

Questionado sobre a hipótese de abertura de uma base aérea ao tráfego civil durante o Verão, o governante insistiu que «está fora de causa».

«As medidas de emergência não podem implicar fazer investimentos vultuosos durante oito ou dez meses - então já não são medidas de emergência», sublinhou Mário Lino.

Questionado sobre o início das obras na Portela, o ministro sublinhou que «o que já devia ter começado era a construção do novo aeroporto».

«Mas não começou. Vamos passar 10 anos com muitas dificuldades», antecipou.

Segundo dados divulgados pela gestora aeroportuária ANA, o aeroporto de Lisboa está sem capacidade de resposta à procura das companhias aéreas, que têm 5.786 pedidos de slots(direitos de aterragem e descolagem) em lista de espera para o Verão.

O número de pedidos de slots em lista de espera para o próximo Verão aumentou mais de seis vezes face a igual período do ano anterior.

Os pedidos em lista de espera para o Verão de 2006 são 5.786, contra os 835 para idêntico período do ano anterior, segundo os mesmos dados.
Continue a ler esta notícia