Aeroporto de Lisboa sem capacidade para aceitar 1.800 pedidos - TVI

Aeroporto de Lisboa sem capacidade para aceitar 1.800 pedidos

TAP

O Aeroporto de Lisboa não tem sem capacidade para aceitar 1.800 pedidos de slots de companhias aéreas.

O aeroporto de Lisboa está sem capacidade de resposta para 1800 pedidos de 'slots' (direitos de aterragem e descolagem) de companhias aéreas para o Verão, revelou hoje o presidente da ANA - Aeroportos de Portugal.

Num encontro de jornalistas, onde foi apresentado o plano de contingência da empresa para fazer face ao crescimento da operação durante o Verão, Guilhermino Rodrigues admitiu que «o mais certo é aqueles pedidos terem uma resposta negativa».

O tráfego no aeroporto cresceu ao dobro do previsto para os primeiros meses de 2006, 9,4%, registando só no mês de Abril um aumento de 25%, revelou.

No início do Verão IATA (período compreendido entre Abril e Outubro), a capacidade do aeroporto já foi aumentada de 34 para 36 movimentos por hora, mas é ainda insuficiente.

Dos pedidos do slots em lista de espera, 411 são da TAP e 231 da Portugália, ou seja, um terço.

O aeroporto tem em curso um plano de expansão, que lhe permitirá aumentar a capacidade para 40 movimentos por hora, mas as obras já iniciadas só terminarão em 2010.

Guilhermino Rodrigues admitiu que a falta de capacidade do aeroporto é um «estrangulamento» ao crescimento das companhias aéreas e também do Turismo para Lisboa.

«Os quase dois mil pedidos de slots que recebemos correspondem sensivelmente a mil voos, a multiplicar por uma média de 150 passageiros por avião. É fácil obter o número de turistas que deixam de chegar a Lisboa», afirmou.

«Os próprios operadores turísticos não incluem na sua programação voos para Lisboa, porque sabem que vão ter dificuldades em obter» licenças, referiu.
Continue a ler esta notícia