Agosto com 2º pior resultado na venda de carros desde 1996 - TVI

Agosto com 2º pior resultado na venda de carros desde 1996

carros de luxo 6

A Associação Nacional de Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) considera que se mantém a estagnação do mercado automóvel.

Isto porque, «os valores das vendas totais apurados em Agosto passado (mais 3,9 %), apesar de positivos, são totalmente ilusórios e não evidenciam nenhuma recuperação do mercado, tal como se poderia levar a crer», diz a associação em comunicado.

Segundo a ANECRA, os dados de Agosto 2006 têm por base comparativa os valores apurados no mês homólogo do ano passado que registou valores de vendas extraordinariamente baixos, «ao ponto de o considerarmos como um dos piores meses de sempre, desde que se verificou a liberalização de vendas de veículos automóveis ligeiros de passageiros».

Em causa está a alteração da fiscalidade ligada ao IVA, que levou a que no passado ano houvesse uma antecipação das vendas no decurso do mês de Junho.

Assim, para a ANECRA os dados das vendas de Agosto de 2006 têm que ser interpretados em comparação com meses homólogos de anos anteriores a 2005, o que permite concluir que, tais dados, representam o segundo pior resultado desde há mais de uma década.

A associação revela que confirma os seus piores receios, já que de momento, não se verifica qualquer recuperação minimamente visível do mercado.

Valores acumulados de Janeiro a Agosto revelam quebra de 4,9%

Os dados acumulados entre Janeiro e Agosto de 2006 permitem verificar que foram vendidos um total de 185.080 veículos automóveis de todas as categorias, menos 9.589 veículos Ligeiros de Passageiros (menos 4,9 %) que no período homólogo de 2005.

Recorde-se que a ANECRA representa cerca de 4.200 empresas do sector, espalhadas por todo o País.
Continue a ler esta notícia