Agricultura com ano péssimo em 2004/2005 - TVI

Agricultura com ano péssimo em 2004/2005

Clima está a «confundir» árvores de fruto

O ano agrícola 2005/2006 está a decorrer com normalidade mas a conclusão das colheitas 2004/2005 confirmou o mau ano agrícola anterior, indicou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE adianta que na campanha 2004/2005 se verificaram quebras acentuadas de produção no milho de regadio, olival e frutos secos.

O instituto assinala que Novembro se caracterizou por condições atmosféricas normais para a época, o que foi positivo para a agricultura, possibilitando a conclusão das colheitas de Primavera/Verão e a normal realização dos trabalhos de sementeira.

Observa que os prados e culturas forrageiras beneficiaram das condições climatéricas, permitindo «alguma normalidade» na alimentação animal, embora muitas unidades produtivas continuem a adquirir fenos e palhas para reposição de stocks.

O INE assinala que se assiste a um aumento das áreas semeadas com culturas forrageiras, em detrimento da área de cereais praganosos, indicando que o desinteresse pelos cereais praganosos se justifica pela sua baixa rentabilidade e pelo regime de pagamento único, que desliga as ajudas da produção.

O conteúdo de água nos solos era no fim de Novembro próximo dos valores normais para a época.
Continue a ler esta notícia