Angela Merkel advoga maior cooperação económica com EUA - TVI

Angela Merkel advoga maior cooperação económica com EUA

Angela Merkel, chanceler alemã

A chanceler alemã Angela Merkel advogou hoje, em entrevista ao ¿«Financial Times Deutschland», uma maior cooperação económica entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, antes de uma visita de trabalho a Washington, na quinta-feira.

Relacionados
Na primeira entrevista depois de a Alemanha assumir a presidência da União Europeia, no primeiro semestre de 2007, e do G-8, em todo o ano de 2007, Merkel garantiu que a nova parceria económica transatlântica não se dirige contra nenhum outro país.

Neste contexto, a chanceler alemã considerou um eventual fecho das economias ocidentais perante a Ásia «um disparate».

«No entanto», acrescentou, «ninguém pode impedir-nos de unirmos as nossas forças e de defendermos determinados interesses comuns, como a protecção da propriedade intelectual, por exemplo».

Antes do encontro com o presidente George Bush na Casa Branca, na quinta-feira, Merkel anunciou ainda a intenção de promover «uma cooperação económica mais estreita entre a UE e os EUA, na Cimeira Europa-América, marcada para Abril».

No âmbito do G-8, a chefe do governo alemão pretende também debater o futuro dos fundos Edge.

«A importância dos fundos Edge tem aumentado, apesar de serem menos transparentes do que os instrumentos do mercado financeiro, e temos de falar disso», sublinhou Merkel, na entrevista à edição alemã do «Financial Times».

Os EUA e a Grã-Bretanha recusaram, até agora, a introdução de regras internacionais para controlar os fundos Edge, considerados altamente especulativos.

Entretanto, porém, «parece que os Estados Unidos estão a observar com muita atenção o desenvolvimento dos fundos Edge», disse a chanceler alemã, acrescentando que a solução poderá ser tanto uma maior fiscalização, como a criação de regras voluntárias.

Segundo um porta-voz do governo alemão, os temas da actualidade internacional, sobretudo a estabilização do Afeganistão, a reanimação do processo de paz no Médio Oriente, a situação no Iraque e o programa nuclear iraniano estarão também no topo da agenda do encontro entre Angela Merkel e George W. Bush.
Continue a ler esta notícia

Relacionados