Banca deve contribuir para consolidação orçamental - TVI

Banca deve contribuir para consolidação orçamental

BBVA

O BBVA considera que a economia portuguesa enfrenta um momento crítico, em que são necessárias medidas drásticas e corajosas, que todos os agentes económicos devem apoiar. Por isso mesmo, o banco promete não dificultar o acesso a financiamento.

Relacionados
De acordo com o administrador-delegado do BBVA Portugal, Segundo Huarte, o investimento do BBVA, tanto no crédito à habitação como a empresas, está mesmo a crescer a um ritmo de 20%.

O BBVA considera que o plano de austeridade apresentado pelo Governo vai no bom caminho, sendo ambicioso, mas não exaustivo, como explicou o economista-chefe do grupo para a Europa, Manuel Balmaseda. Para o especialista do grupo financeiro, ficam a faltar mais reformas, «nomeadamente de redução do sector público». Além disso, o economista chefe para a Europa teme que, «quando a economia portuguesa começar a recuperar, as reformas acabem por ficar pelo caminho».

Sobre o polémico aumento do IVA, o mesmo responsável diz ser uma medida necessária, «que pode até travar o aumento do consumo e aumentar as receitas de forma transitória, para equilibrar as contas públicas, embora fiquem a faltar mais medidas de redução da despesa».
Continue a ler esta notícia

Relacionados