BCE deixa antever mais subidas dos juros no futuro - TVI

BCE deixa antever mais subidas dos juros no futuro

taxas do euro

O Banco Central Europeu (BCE) deu esta quarta-feira sinais de que as taxas de juro de referência para a Zona Euro podem voltar a aumentar.

Relacionados
O presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, prometeu, na conferência de imprensa, que a mesma vai continuar a vigiar os riscos inflacionistas. A conferência aconteceu depois de uma reunido em que o BCE decidiu aumentar a taxa de juro dos 3,75% para os 4%, colocando assim o preço do dinheiro no nível mais alto dos últimos seis anos. Esta foi a oitava subida desde o final de 2005.

Com a economia europeia a registrar uma recuperação, o BCE sente-se tem maior espaço de manobra para subir as taxas, já que um aumento não prejudicará a retoma.

Também esta quarta-feira, o BCE elevou as suas previsões de crescimento e inflação para a Zona Euro.

Agora, o banco prevê um crescimento de 2,3 a 2,9% no Produto Interno Bruto (PIB) para este ano (em Março apontava para uma expansão de 2,1 a 2,9%).

Já no que se refere às perspectivas para a inflação, o BCE aponta para um aumento de 1,8 a 2,2% em 2007, (em Março esperava 1,5 a 2,1%), devido aos elevados preços do petróleo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados