BCE deve manter hoje juros em 1% - TVI

BCE deve manter hoje juros em 1%

Jean-Claude Trichet

Retirar medidas anti-crise é agora a grande preocupação

Relacionados
O Banco Central Europeu (BCE) deve manter esta quinta-feira a taxa de juro de referência para a Zona Euro no mínimo histórico de 1%.

Os economistas não prevêem mais mexidas no preço do dinheiro este ano, já que a instituição monetária deverá esperar para ver se os sinais de retoma económica são ou não consistentes.

De resto, o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, afirmou recentemente que a política monetária não precisa ser activista para ser eficaz. Ou seja, manter a taxa pode ser a política eficaz neste momento.

No entanto, as taxas de juro deverão começar a subir quando os sinais da retoma se mostrarem sólidos, ou seja, em 2010.

Os investidores estarão também muito atentos ao discurso do presidente, na habitual conferência de imprensa que se segue à reunião do Conselho de Governadores, onde pode dar alguns sinais sobre a evolução da economia. Para já, os analistas acreditam que o BCE vai apresentar perspectivas mais optimistas para a evolução da economia europeia, depois de a contracção ter abrandado fortemente no segundo trimestre do ano. De resto, vários membros do banco têm sublinhado os sinais positivos surgidos nas últimas semanas.

Quanto aos riscos inflacionistas, eles continuam afastados, à medida que a taxa de inflação da zona euro permanece negativa. Em Julho caiu 0,6%, mas o BCE acredita que regressará a terreno positivo até ao final do ano.

Um dos maiores riscos que pendem sobre a retoma económica é a chamada «estratégia de saída». A retirada das medidas excepcionais aprovadas pelas entidades europeias e pelos governos para combater os efeitos da crise não pode ser demasiado rápida sob pena de causar uma nova recessão.

Por isso mesmo, esta «estratégia de saída» deverá ser um dos temas a abordar pelo BCE, tendo já Trichet garantido que isso será feito de forma decidida, sem falhas e sem permitir o regresso da inflação elevada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados