BCP reforça segurança nas caixas Multibanco - TVI

BCP reforça segurança nas caixas Multibanco

Multibanco (arquivo)

O Millennium bcp está, desde há uns meses, a instalar uma nova solução para evitar os roubos na sua rede ATM (caixas Multibanco).

Relacionados
Quem anunciou este projecto foi o vice-presidente do banco, Christopher de Beck, em conferência de imprensa. «Estamos a fazer a instalação de uma solução que se chama de tintagem nos ATM», afirmou o mesmo, sublinhando a crescente ocorrência destes crimes.

«Os sistemas de segurança tradicionais não são suficientemente eficazes», acrescentou o director de segurança física do BCP, Vítor Monteiro.

Esta nova solução baseia-se num dispositivo de tintagem que está incluído no local onde se encontram as notas numa máquina ATM. Sistema esse que está isolado, pelo que a tinta não sai fora da máquina. O propósito é que, se em algum momento essa máquina sofrer um impacto forte ou for deslocada, o dispositivo seja accionado e espalha-se a tinta avermelhada por todas as notas que aí se encontram. É um mecanismo comparável aos sistemas de airbag dos automóveis.

Após este accionamento da tintagem, a dispensação de notas desse ATM fica bloqueada, mas todas as outras transacções poderão ser efectuadas. «A solução baseia-se na anulação do projecto de roubo», comentou Vítor Monteiro.

Esta é uma solução inovadora em Portugal, mas já em funcionamento em vários países europeus. «Escolhemos esta solução pelo sucesso internacional», disse Christopher de Beck.

Notas suspeitas deverão ser entregues nos habituais locais

O BCP deixa um aviso: «Todos os nossos ATMs vão possuir um autocolante informativo para alertar os utilizadores de que há a possibilidade de aparecerem no mercado notas tintadas. A reacção deve ser rejeitar as mesmas porque têm fortes probabilidades de ser provenientes de um roubo.

Qualquer pessoa que encontre uma nota suspeita de ser tintada deve seguir os procedimentos recomendados pelo Banco de Portugal, ou seja, entregar a nota num dos balcões do Banco Central ou nas autoridades policiais. Uma vez encaminhadas para o Banco de Portugal, as notas serão trocadas.

Quanto ao investimento, o banco não quis adiantar, dizendo apenas que será «rentável» e que o sistema é fornecido pela suiça Villiager «associada a uma empresa portuguesa de segurança».

O BCP adiantou que, neste momento, a tintagem já está instalada em algumas máquinas consideradas de alto risco (fora das instalações do banco), mas garantiu que «a curto prazo» toda a sua rede de 2.500 ATMs estará coberta por este sistema de segurança. «Vai permitir reduzir drasticamente o apetite dos ladrões», terminou o vice-presidente.

Veja ao lado à esquerda as fotos
Continue a ler esta notícia

Relacionados