Berardo diz que tem vários «homens fortes» para liderar BCP - TVI

Berardo diz que tem vários «homens fortes» para liderar BCP

Joe Berardo

Empresário ainda não adianta nomes

Relacionados
O empresário Joe Berardo, accionista do Millennium bcp com uma posição de 6,82%, disse à «Agência Financeira» que tem uma lista de vários «homens fortes» para uma possível nova liderança daquele que é o maior banco privado português.

«Temos mais do que um homem forte. Há tantos pretendentes», referiu, sublinhando que, por lei, não lhe é permitido divulgar os nomes que constam da sua lista antes de ser convocada uma Assembleia-Geral (AG) extraordinária para o efeito (eleição dos órgãos sociais).

Recorde-se que Berardo tem criticado ferozmente o presidente não executivo do BCP, Jardim Gonçalves, e tem defendido a sua demissão. Desde a semana passada que a imprensa tem avançado que o responsável máximo do banco vai de facto demitir-se e que será esta terça-feira, por ocasião da reunião do Conselho Geral e de Supervisão (CGS).

Nesta reunião, o presidente executivo, Filipe Pinhal, pode vir a apresentar a sua lista para uma nova administração, com nomes negociados com Jardim Gonçalves.

Berardo coloca de parte qualquer lista coordenada por Jardim Gonçalves, de forma a não prolongar os «erros de gestão» que o comendador considera que o banqueiro tem seguido «até agora».

«Todos estão preocupados (com a situação)», denotou Joe Berardo.

O empresário reforçou ainda que «é ilegal» Filipe Pinhal avançar com nomes antes de ser convocada a tal AG. «Pensam que têm a lei na mão», rematou.

Nos últimos dias, têm surgido vários rumores de nomes possíveis para liderar o BCP, como Carlos Santos Ferreira, presidente da Caixa Geral de Depósitos, António Mexia, presidente da EDP, António Horta Osório, do Abbey Bank, António Borges, do Goldman Sachs, ou ainda um representante do holândes Eureko (2º maior accionista do BCP).
Continue a ler esta notícia

Relacionados