BES afinal detém 12,22% do Benfica - TVI

BES afinal detém 12,22% do Benfica

Benfica, bolsa

O Banco Espírito Santo (BES) detém 12,22 por cento dos direitos voto da sociedade anónima desportiva (SAD) do Benfica e não 11,2% como tinha sido ontem anunciado.

Em comunicado à CMVM, a SAD encarnada diz ter sido informado pelo BES de que «vem corrigir a quantidade de direitos de votos que lhe são imputáveis relativamente às acções emitidas pela Sport Lisboa e Benfica SAD»

E o banco acrescenta que lhe são atribuídos os votos de 1.832.730 acções correspondentes a cerca de 12,22% do capital social e dos respectivos direitos de voto.

Desta forma, o BES controla quase todas as acções de Manuel Vilarinho no Benfica. Recorde-se que, Manuel Vilarinho, aquando da entrada do Benfica em bolsa, a 22 de Maio, detinha 12,27% do capital da sociedade, ou 1.840.000 acções. Estas acções, que não foram absorvidas pelo mercado na altura da criação da sociedade desportiva, foram comprados com recurso ao crédito contraído junto do Banco Internacional de Crédito (incorporado no BES).

No entanto, pelo facto de Manuel Vilarinho ter falhado algumas tranches no pagamento dos títulos, bem como o pagamento de juros, o BES levou o caso para tribunal. Neste seguimento, o ex-presidente do clube de futebol da Luz teve que dar como garantia a maioria das suas acções ao banco.

As acções da Benfica SAD fecharam a perder 2,14% para os 3,20 euros, com 24 mil títulos transaccionados. Já as acções do BES terminaram a sessão a cair 3,05% para os 16,19 euros.
Continue a ler esta notícia