BES lidera mercado dos fundos de investimento imobiliários - TVI

BES lidera mercado dos fundos de investimento imobiliários

BES

O Banco Espírito Santo (BES) mantém a liderança no mercado nacional de fundos de investimento imobiliário, adiantou hoje a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A ESAF, do grupo BES, continuou a deter a maior quota de mercado gerindo 17,2% do património total dos fundos de investimento imobiliário, seguida da BPN Imofundos com 13,1% e da Fundimo com 12,2%. Estas três sociedades geriram 42,5% do património imobiliário detido por fundos, revelam os Indicadores de Síntese dos Fundos de Investimento Imobiliário, relativos a Março de 2006, hoje avançados pelo regulador.

Em Março de 2006, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário ascendeu a 8.504,2 milhões de euros, mais 1,3% que no mês anterior. Em contrapartida a capitalização média dos fundos registou um decréscimo mensal de 8,5 milhões de euros, totalizando 91,4 milhões de euros.

Do valor total dos fundos sob gestão, 93,2% (7.926,4 milhões de euros) referem-se a bens imóveis, todos situados na União Europeia, com destaque para o crescimento mensal do investimento em construções de reabilitações (mais 19,3%).

O valor administrado pelos 10 maiores fundos equivalia, no mês em análise, a 55,4% do total, menos 0,5% do que em Fevereiro de 2006.

A CMVM adiantou ainda que, no período em questão, entraram em actividade 10 novos fundos de investimento imobiliário fechados, o «Libertas I» e o «Imóveis», geridos pela Banif Gestão de Activos, o «Imoportugal» gerido pela BNC Predifundos, o «Rendifundo» e o «Imoivens» geridos pela ESAF, o «Fundolis» e o «Lisfundo» geridos pela Fundimo, o «Invesfundo» gerido pela Gesfimo, o «Multipark» gerido pela Imorendimento e o «SIOB 2005» gerido pela SGFI. Ocorreu ainda no período em análise a transferência de gestão do fundo «Renda Predial» da TDF para a Millennium BCP.
Continue a ler esta notícia