BES lidera na gestão de fundos de investimento imobiliário - TVI

BES lidera na gestão de fundos de investimento imobiliário

Banco Espírito Santo

A ESAF, a sociedade gestora de fundos do Banco Espírito Santo (BES), liderou a quota de mercado na gestão de fundos de investimento imobiliário no passado mês de Dezembro.

A sociedade foi responsável pela administração de 20% do património total que constitui os fundos, o que representa menos 5 pontos percentuais em termos homólogos e 0,41 pontos percentuais no que diz respeito ao mês anterior.

A BPN Imofundos ficou na segunda posição com uma quota de 12,6%, seguida da Fundimo, com 11,2% do património gerido pelos fundos de investimento. «Estas três sociedades geriram, no período em análise, 43,7% do património imobiliário detido por fundos, o que traduz um aumento de 0,1 pontos percentuais face a Novembro de 2004», aponta a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O valor gerido pelos 10 maiores fundos presentes no mercado nacional equivalia, em Dezembro, a 59,3% do total, o que corresponde a um decréscimo de meio ponto percentual relativamente a Novembro do ano transacto.

«Em Dezembro, 90% do valor total dos fundos era relativo a bens imóveis, todos situados em Portugal, dos quais 60,5% (4.267,1 milhões de euros) respeitam a imóveis arrendados e 20,6% (1.455,1 milhões de euros) a projectos de construção», enumera a CMVM.

No ano passado entraram 14 novos fundos no mercado português, passando este a ser constituído por um total de 65. No último mês de 2004 entraram três novos fundos, nomeadamente o Novimove, gerido pela Norfin, o Continental Retail, gerido pela Imorendimento e o Capitaltur, gerido pela Fundimo. Por outro lado, foi liquidado o fundo Amorim, gerido pela Gestamorim.

A capitalização média dos fundos de investimento imobiliário registou uma quebra em 6,2 milhões de euros em 2004, contabilizando 108,5 milhões de euros. «Em contrapartida, o valor sob gestão registou, em Dezembro, uma variação anual positiva de 20, 5%, atingindo 7.050,5 milhões de euros contra 5.850,4 milhões de euros verificados em Dezembro de 2003. Comparativamente com o mês anterior, a variação mensal do valor sob gestão foi de 1,7%.»
Continue a ler esta notícia