BMW lança carro a hidrogénio e gasolina - TVI

BMW lança carro a hidrogénio e gasolina

BMW

A BMW está a preparar-se para lançar um novo automóvel movido a hidrogénio e a gasolina já no próximo ano.

Relacionados
Esta produção vai ser limitada e não vai estar tão cedo disponível nas concessionárias.

O anúncio foi feito, na passada quarta-feira, pela marca de luxo alemã ao revelar uma produção limitada da Série 7, com um motor que pode funcionar tanto a gasolina como a hidrogénio. Quando o motor queimar este último, a única emissão será de vapor de água.

A BMW vai construir algumas centenas desta série 7 a hidrogénio-gasolina que vão ser alugados a líderes de opinião, nomeadamente políticos, para provar esta tecnologia nos carros é praticável. Os valores de aluguer vão ser comparáveis aos do modelo BMW 760 LI. Para já, os carros a hidrogénio não são comercialmente viáveis porque não há economias de escala, nem estações deste combustível na maioria dos países, para que os clientes possam abastecer com hidrogénio.

«A tecnologia ainda está a ser testada, mas vai ser revolucionária quando finalmente chegar», afirmou Raymond Freymann, responsável pela área de pesquisa e tecnologia do grupo.

Um combustível pode substituir o outro

Na Alemanha há apenas uma dezena de estações que disponibilizam hidrogénio, incluindo uma em Munique e outra em Berlim, construídas para servir este projecto. Caso os carros não estejam perto de uma destas estações, podem simplesmente abastecer com gasolina. É por isso que, de acordo com a empresa, o próximo passo essencial é convencer os líderes políticos a apoiar a criação desta infra-estrutura alternativa de postos de hidrogénio.

«Queremos mostrar ao mundo que o conceito é convincente. A chave para iniciar um possível mercado é o produto», disse Daniel Kammerer, responsável pela área de energia limpa da BMW.

Este anúncio da marca alemã surge depois de vários anos de testes de performance e durabilidade num protótipo de hidrogénio Série 7, que já conseguiu percorrer mais de 200 mil quilómetros.

Veja aqui todas as fotos
Continue a ler esta notícia

Relacionados