BPP: a semana da mudança - TVI

BPP: a semana da mudança

João Rendeiro

Edifícios do banco hipotecados

Relacionados
Muitas coisas estão a mudar no Banco Privado Português (BPN) e algumas novidades poderão vir a ser conhecidas ao longo desta semana. De acordo com a imprensa desta terça-feira, é provável que o Banco de Portugal assuma em breve o comando da instituição.

Segundo o «Jornal de Negócios», o Banco de Portugal vai assumir esta semana a gestão do Banco Privado Português (BPP), através da nomeação de uma equipa constituída por quatro administradores.

A nova administração terá a missão de pôr em prática um plano de saneamento que, no imediato, visa superar a situação de incumprimento da instituição, com recurso a um financiamento de cerca de 500 milhões de euros garantido pelo Estado e assegurado por um consórcio de seis bancos portugueses. No médio prazo, a nova equipa terá de avaliar se o BPP tem condições de viabilidade futura.

Já o «Diário Económico» avança que a sede do Banco Privado em Lisboa, o edifício de escritórios na capital e ainda as instalações na cidade do Porto, fazem parte do leque de activos que serão hipotecados ao Estado no âmbito da operação de financiamento que está a ser conduzida pelo Banco de Portugal.

O outro contrato é de penhora e hipoteca dos activos do BPP a favor da Direcção-Geral do Tesouro. Segundo o jornal, nesta lista estará, para além dos imóveis já referidos, ainda a colecção de arte do banco, a carteira de crédito que em Junho era de 954 milhões, as aplicações do BPP em outras instituições de crédito (depósitos e empréstimos), carteiras de produtos estruturados, e outros activos financeiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados