Cadilhe lidera lista concorrente de Santos Ferreira para BCP - TVI

Cadilhe lidera lista concorrente de Santos Ferreira para BCP

Miguel Cadilhe

As duas candidaturas vão defrontar-se a 15 de Janeiro

Relacionados
Miguel Cadilhe, ex-administrador do BCP, apresentou este domingo uma lista para o Conselho de Administração Executivo do banco, concorrente da lista encabeçada por Santos Ferreira.

As duas listas defrontar-se-ão no dia 15 de Janeiro, na Assembleia-geral de accionistas da instituição financeira.

Miguel Cadilhe é membro do PSD e foi ministro das Finanças no Governo de Cavaco Silva.

O prazo para apresentação de listas para os órgãos sociais do BCP termina às 24 horas de domingo. Este é o segundo prazo dado pelo presidente da Mesa da Assembleia-geral do BCP, e resulta de um adiamento, decidido precisamente depois de Miguel Cadilhe ter protestado pelo facto de o prazo inicial ser muito apertado.

A sua candidatura surge como um duplo desafio. Recorde-se que a oposição criticou duramente o facto de Santos Ferreira e Armando Vara, que saíram da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para se candidatarem ao Conselho de Administração do BCP numa mesma lista, serem próximos do Partido Socialista. As críticas acentuaram-se pelo facto de também o governador do Banco de Portugal (BdP), Vitor Constâncio, que é quem regula a banca, ser também socialista.

O PSD chegou a sugerir que o líder da CGD deveria então ser escolhido entre as trincheiras social-democratas, o que viria a acontecer, com o Governo a escolher Faria de Oliveira, até agora líder do Banco Caixa, pertença da CGD em Espanha.

Além de ser um desafio ao PS, a candidatura de Cadilhe desafia também Vitor Constâncio. O governador desaconselhara que actuais e antigos administradores do BCP concorressem aos seus órgãos sociais, já que poderiam sofrer as consequências das investigações que pendem sobre o maior banco privado português. Ora, Cadilhe já foi administrador do BCP.
Continue a ler esta notícia

Relacionados