Calor com consequências graves em Castelo Branco e Portalegre - TVI

Calor com consequências graves em Castelo Branco e Portalegre

Portugueses estão com calor

Os distritos de Castelo Branco e Portalegre encontram-se sob o segundo alerta mais importante (laranja) devido às altas temperaturas, sendo esperadas «consequências graves em termos de saúde e mortalidade», avisou hoje a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O organismo informa que, além destes dois distritos, encontram- se em alerta amarelo (terceiro na escala de cinco) os de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro, refere a Lusa.

O alerta amarelo significa que «são previsíveis efeitos sobre a saúde».

Os restantes distritos de Portugal Continental - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria - encontram-se em alerta azul (vigilância).

A escala inicia-se no verde e termina no vermelho, o alerta mais grave.

Perante esta situação, a DGS realça a importância da população em geral tomar medidas de protecção e muito em especial em relação às pessoas mais vulneráveis ao calor (pessoas idosas, acamadas ou que vivem isoladas, doentes crónicos, bebés e crianças).

A DGS alerta ainda as unidades de saúde, as instituições sociais, os familiares e vizinhos para «a necessidade de apoio e ajuda a estas pessoas para se protegerem do calor».
Continue a ler esta notícia