Depois do interesse manifestado pelo empresário Hipólito Pires em importar a marca chinesa Geely para os mercados português e espanhol, é agora a vez da empresa espanhola Sino Motors preparar a introdução nos dois países da marca Jiangling, também proveniente da China, já no próximo ano.
Mas a empresa espanhola, recentemente fundada por Alfonso Saavadra, que já foi presidente da MG Rover España, Subaru España e da Toyota España, conta com uma particularidade de que Hipólito Pires ainda não pode usufruir: é que a marca Jiangling já vende os seus automóveis em dois mercados europeus, o alemão e o belga, refere o «Diário Económico». O que quer dizer que os automóveis já ultrapassaram o crivo das obrigações impostas pela União Europeia (nomeadamente em termos ambientais e energéticos) para permitir que os automóveis chineses circulem nas estradas europeias.
Por seu lado, os responsáveis da Jiangling estão interessados em desenvolver produtos específicos para o mercado europeu. Para isso, precisam de ultrapassar limitações estéticas que os automóveis chineses ainda têm e alargar a sua gama quer em termos de estratificação do mercado, quer de motorizações para os vários modelos. É isso que a Jiangling pretende fazer, uma vez que para já possui apenas um modelo em comercialização na Europa: um todo-o-terreno.
Diversos agentes do mercado automóvel são de opinião que a introdução de veículos chineses na Europa vai colocar uma pressão adicional sobre as marcas tradicionais europeias, nomeadamente no que tem a ver com os segmentos mais baixos.
![Carros chineses chegam em 2006 a preços de saldo - TVI Carros chineses chegam em 2006 a preços de saldo - TVI](https://img.iol.pt/image/id/221242/400.jpg)
Carros chineses chegam em 2006 a preços de saldo
- Redação
- PGM
- 30 nov 2005, 07:53
![geely 1](https://img.iol.pt/image/id/221242/1024.jpg)
Os carros chineses têm viagem marcada até Portugal já em 2006 e prometem preços mais baixos, não só nas marcas chinesas, mas também nas europeias, sobretudo nos segmentos mais baixos, por força da concorrência.
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