Carros chineses chegam em 2006 a preços de saldo - TVI

Carros chineses chegam em 2006 a preços de saldo

geely 1

Os carros chineses têm viagem marcada até Portugal já em 2006 e prometem preços mais baixos, não só nas marcas chinesas, mas também nas europeias, sobretudo nos segmentos mais baixos, por força da concorrência.

Depois do interesse manifestado pelo empresário Hipólito Pires em importar a marca chinesa Geely para os mercados português e espanhol, é agora a vez da empresa espanhola Sino Motors preparar a introdução nos dois países da marca Jiangling, também proveniente da China, já no próximo ano.

Mas a empresa espanhola, recentemente fundada por Alfonso Saavadra, que já foi presidente da MG Rover España, Subaru España e da Toyota España, conta com uma particularidade de que Hipólito Pires ainda não pode usufruir: é que a marca Jiangling já vende os seus automóveis em dois mercados europeus, o alemão e o belga, refere o «Diário Económico». O que quer dizer que os automóveis já ultrapassaram o crivo das obrigações impostas pela União Europeia (nomeadamente em termos ambientais e energéticos) para permitir que os automóveis chineses circulem nas estradas europeias.

Por seu lado, os responsáveis da Jiangling estão interessados em desenvolver produtos específicos para o mercado europeu. Para isso, precisam de ultrapassar limitações estéticas que os automóveis chineses ainda têm e alargar a sua gama quer em termos de estratificação do mercado, quer de motorizações para os vários modelos. É isso que a Jiangling pretende fazer, uma vez que para já possui apenas um modelo em comercialização na Europa: um todo-o-terreno.

Diversos agentes do mercado automóvel são de opinião que a introdução de veículos chineses na Europa vai colocar uma pressão adicional sobre as marcas tradicionais europeias, nomeadamente no que tem a ver com os segmentos mais baixos.
Continue a ler esta notícia