CDS requer audição de 38 pessoas relacionadas com BPN - TVI

CDS requer audição de 38 pessoas relacionadas com BPN

Nuno Melo

(Notícia actualizada com mais pormenores e citações)

Relacionados
O CDS entregou esta terça-feira na Assembleia da República um requerimento com vista à audição de 38 pessoas relacionadas com o BPN, disse o deputado Nuno Melo à saída da audição do ex-presidente do banco, Oliveira e Costa.

Entre as diversas personalidades, encontram-se o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, e o ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos.

Mas há mais. O partido quer também esclarecimentos de antigos gestores do BPN, tal como o filho de Oliveira Costa, e dos responsáveis pelos relatórios de auditoria do banco elaborados pela Ernst & Young, PricewaterhouseCoopers, Deloitte e BDO.

Carlos Tavares faz parte da lista

O CDS quer também explicações por parte do auditor que detectou as irregularidades cometidas através do Banco insular, Mazars, e de membros da equipa de gestão de Miguel Cadilhe, entre eles, Meira Fernandes, João Carvalho das Neves, Rui Pedras e Franquelim Alves.

Carlos Tavares, o actual presidente da CMVM, também faz parte da lista.

Recorde-se que Oliveira e Costa foi esta terça-feira chamado ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre o caso, mas por ser arguido no processo, remeteu-se ao silêncio, tendo já abandonado a comissão.

«Não concebo nem compreendo o voto de silêncio que Oliveira e Cota aqui fez. Em relação aos termos da supervisão, o Dr. Oliveira e Costa não tinha porque não esclarecer os deputados. Penso que merecíamos uma resposta clara e infelizmente Oliveira e Costa não quis prestar nenhuma declaração, nem sobre a sua passagem pelo BPN nem sobre a questão da supervisão», esclareceu o deputado, Nuno Melo.

«Pensamos que foi uma oportunidade perdida e lamentamos que não tenham sido dados esclarecimentos», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados