China quer aumentar relações económicas bilaterais com Angola - TVI

China quer aumentar relações económicas bilaterais com Angola

Angola

O primeiro-ministro chinês quer aumentar «ainda mais» as relações económicas bilaterais com Angola.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, destacou hoje, em Luanda, os «progressos notáveis» que registam as relações económicas e comerciais entre a China e Angola, manifestando a disposição de aumentar «ainda mais» os níveis de cooperação bilateral nestes domínios.

«Nos últimos anos, a cooperação económica e comercial entre a China e Angola alcançou progressos notáveis«, afirmou o chefe do Governo chinês, recordando que «Angola já se tornou o segundo maior parceiro comercial da China em África».

No ano passado, o volume de negócios entre os dois países atingiu cerca de 4,2 milhões de dólares (3,34 milhões de euros), o que tornou Angola no segundo maior parceiro comercial da China no continente africano, atrás da África do Sul.

Wen Jiabao, que discursava na cerimónia que abriu as conversações oficiais entre delegações dos dois países, salientou que a China tem apoiado a reconstrução de Angola financiando «a construção de uma série de empreendimentos de natureza social» e reconheceu que «muitas empresas chinesas estão a investir e a estabelecer fábricas em Angola, participando activamente na construção sócio-económica do país».

Apesar deste quadro positivo, o primeiro-ministro chinês assegurou que o seu país pretende promover «ainda mais» a cooperação bilateral nos domínios económico e comercial.

«Estamos dispostos a conceder apoios a Angola, a encorajar mais empresas a investir neste país e a aumentar o intercâmbio e a cooperação nas áreas da cultura, educação, saúde e outros sectores sociais para apoiar os programas de reconstrução e desenvolvimento do país», afirmou.
Continue a ler esta notícia