Cofina quer controlar espanhola Avanzit - TVI

Cofina quer controlar espanhola Avanzit

Grupo Cofina

O grupo português Cofina, que no passado dia 13 de Janeiro, anunciou a compra de uma participação de 5,7% na Avanzit, negoceia agora a compra de novos paquetes accionários a alguns dos actuais accionistas. O seu objectivo é obter uma posição de controlo na empresa tecnológica espanhola, segundo informaram, ao Invertia, fontes do mercado próximas da operação.

Relacionados
A Cofina pretende conseguir uma presença na Avánzit de entre 10 a 15% (algumas fontes asseguram que já possui 7,5% do capital), já que esta posição lhe permitiria tomar as rédeas da empresa, cujo capital se encontra, depois do avanço da Acciona, muito automatizado.

Da ausência de accionistas de referencia, depois da saída da família Entrecanales e do pouco interesse dos grupos institucionais em entrar no seu capital, Avánzit passou, em apenas algumas semanas, a estar na mira de vários investidores privados. Com o anúncio, da passada quinta-feira, da entrada da Cofina, juntou-se o investidor Javier Tallada, que, para além de comprar 5% de títulos, afirmou a sua intenção de aumentar a dita posição até aos 15%.

O Invertia apurou ainda que a Cofina quer converter a Avanzit na ponta de lança da sua ofensiva no mercado espanhol, pelo que ultima a aquisição de novas participações em poder actualmente de algumas das entidades financeiras que entraram como credoras.

Actualmente, as acções da Avanzit encontram-se repartidas ente o Bank of América com 10%, Roberto Cuens Mesonero que conta com 2,7% da empresa tecnológica, pela Cofina com 5,7% do capital, e pelo investidor Javier Tallada que detém entre 5 e 15%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados