Comboio Hotel Lisboa-Madrid transporta 532 mil passageiros - TVI

Comboio Hotel Lisboa-Madrid transporta 532 mil passageiros

Um comboio de alta velocidade

O comboio hotel «Lusitania», que efectua viagens de Madrid a Lisboa, transportou 532 mil passageiros em cinco anos, confirmando que é das melhores opções de transporte tanto para o turista, como para as viagens de negócios, referiu o chefe de vendas da Renfe, José Luis Esparcia, em declarações à agência «EFE».

Esparcia adiantou que «desde Novembro de 2000, altura em que começou a funcionar este tipo de transporte, até agora, esta forma de viajar tem ganho força, onde os passageiros tem a garantia da pontualidade e que permite, ao mesmo tempo, descansar».

Os números destes cinco anos demonstram que a maior parte dos passageiros, cerca de 48,7%, utilizou o «Lusitania» por motivos de «ócio ou turismo», enquanto que 27% viajou por motivos profissionais e 20% por motivos familiares.

A ocupação média situa-se entre os 74% e os 75%, e o objectivo no futuro é «consolidar este tipo de produto, já que ao longo de 2005 está a apresentar taxas de crescimento na ordem 6%, comparativamente a 2004», acrescentou o mesmo responsável da Renfe.

A operadora Renfe detém o sistema de transporto comboio-hotel na Europa, em trajectos como Madrid-Paris e Madrid Lisboa, assim como Barcelona-Milão, Barcelona-Zurique, e ainda percursos no interior de Espanha como Madrid-Barcelona, Barcelona-Cádiz ou Madrid-Santiago, entre outros.
Continue a ler esta notícia