Como calcular o novo imposto automóvel - TVI

Como calcular o novo imposto automóvel

Segunda geração do Cayenne 3

Quem já fez todas as contas para decidir se atrasa ou antecipa a compra do novo carro, pode agora utilizar o simulador da ANECRA (Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel) para ter certezas.

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Uma listagem exaustiva de todos os modelos existentes mo mercado português permite ao consumidor obter a informação necessária, cilindrada e emissões de CO2, para o cálculo dos impostos.

Segundo o «Diário Económico», a ANECRA faz os cálculos e apresenta todas as comparações. A diferença de valor no acto de aquisição, Imposto Automóvel (IA), agora denominado Imposto sobre Veículos (ISV) mais IVA e o respectivo peso da cilindrada e emissões poluentes no novo imposto. A incorporação de uma vertente verde leva a que os carros mais ecológicos sejam beneficiados com descontos no momento da compra. Depois é necessário analisar o Imposto Único de Circulação (UC) que substituiu o Imposto Municipal sobre Veículos (IMSV). Esta taxa é invariavelmente superior e o gasto anual acaba por anular a poupança inicial.

Em alguns casos, serão necessários quinze anos, até o Estado passar a ser beneficiado com a nova tributação, noutros bastarão cinco anos para que o desejável desconto no novo IA desapareça.

Os grandes carros, exemplificados pelo Porsche Cayenne, penalizado logo no acto da compra, acarretam ainda um aumento superior a 170% no custo anual de ter este carro.

Marcas como a Renault e a Mazda, t~em feito campanhas publicitárias a anunciar a antecipação do novo ISV. O objectivo: «Contrariar o efeito potencialmente negativo sobre as vendas que poderia ter uma espera dos clientes pela entrada em vigor da nova fiscalidade», explica o porta-voz da Renault. Impostos «simulados», as verdadeiras contas serão feitas depois de comprar o carro novo.
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