Compras de Natal online: atenção à segurança - TVI

Compras de Natal online: atenção à segurança

Informática

Aprenda a identificar os sinais dos sites e mails seguros e dos que são duvidosos

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O Natal está a chegar e com ele a época das compras. Com a confusão que se gera nas filas de trânsito e até nos centros comerciais e nas lojas, as pessoas optam cada vez mais por uma alternativa mais rápida: as compras online.



Durante o mês de Dezembro, muitos dos sites de comércio electrónico optam por estratégias de venda como a redução de custos na compra de produtos e entrega gratuita. Desta forma, comprar online pode tornar-se numa opção muito apelativa. Mas os consumidores não podem esquecer-se dos riscos envolvidos, que podem implicar roubo de informação e perda de dados, alerta a Trend Micro.

A empresa disponibiliza alguns conselhos que podem ajudar o utilizador a estar seguro, enquanto realiza as compras de Natal.

Três passos a seguir



Antes de mais, o consumidor deve utilizar um número de conta virtual, um serviço que a maioria das empresas de crédito oferece. Para aceder a esta solução o utilizador tem de criar um número aleatório de cartão de crédito, que torna virtualmente impossível o roubo do seu número de conta. Depois de estar na posse dessa informação, basta ao utilizador inseri-la no site e concluir a compra. Este número é válido por um curto período de tempo, o suficiente para o fornecedor do serviço, a que acedeu, processar a sua compra que será debitada no cartão de crédito real.



Em segundo lugar, o consumidor deverá certificar-se de que está a aceder a um site seguro. Deve procurar o ícone do cadeado ou um URL que inicia com «https://». Isto significa que a transacção é codificada e segura.



Muito importante também é não confiar em emails que solicitam a confirmação do número de cartão de crédito. Todos os anos e com o intuito de solicitar a confirmação dos dados pessoais dos consumidores, entre eles o número de cartão de crédito, os hackers enviam emails enganosos fingindo ser do Serviço de Clientes do eBay ou do PayPal. A Trend Micro aconselha cuidado com estes emails. Em caso de dúvida em relação ao serviço prestado por um site de e-Commerce, o consumidor deve entrar em contacto com o Serviço de Clientes do site e não responder a este tipo de emails.
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