Confiança dos consumidores norte-americanos cai em Fevereiro - TVI

Confiança dos consumidores norte-americanos cai em Fevereiro

Bandeira dos EUA

A confiança do consumidor norte-americano caiu no final de Fevereiro, mais do que o esperado e regista a segunda queda consecutiva, de acordo com os dados finais hoje divulgados pela Universidade de Michigan.

Relacionados
O indicador foi revisto em baixa, de 87,4 pontos para 86,7 pontos, em Fevereiro, face aos 91,2 pontos de Janeiro.

Os analistas não previam qualquer revisão do valor do indicador, pelo que os números surpreenderam pela negativa, já que consideram que em Janeiro foi um mês mais entusiasta devido a fundamentos económicos subjacentes, enquanto este mês é mais realista.

A justificar a revisão em baixa da confiança esteve a queda maior do que o previsto anteriormente do segmento das condições actuais, penalizado pelas baixas temperaturas, já que o segmento sobre as condições futuras melhorou.

Para que a recuperação da actividade económica seja consolidada, é desejável que a tendência de melhoria da confiança dos consumidores seja continuada.

O gasto de consumidores na maior economia do mundo representa cerca de dois terços da actividade económica e é considerado um indicador da força ou debilidade do crescimento económico.

A maioria dos analistas acredita que o gosto dos consumidores se manterá sólido em 2006 e um crescimento económico estável.

Recorde-se que este índice é de base 100 e os seus aumentos ou diminuições indiciam o grau de conforto dos consumidores com as suas finanças e o estado da economia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados