Confiança dos portugueses no mínimo de quase 5 anos - TVI

Confiança dos portugueses no mínimo de quase 5 anos

Confiança dos portugueses no mínimo de quase 5 anos

Apesar de tudo, acreditam que vão poupar mais no futuro

Relacionados
A confiança dos consumidores voltou a cair em Fevereiro, de acordo com os inquéritos de conjuntura às empresas, divulgado esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. O indicador prolongou a tendência negativa iniciada em finais de 2006, registando o valor mínimo desde Junho de 2003.

À semelhança do sucedido no mês anterior, todas as componentes do indicador contribuíram para a deterioração do índice, à excepção das expectativas de poupança.

As perspectivas de evolução da situação económica do país apresentaram o contributo negativo mais expressivo pelo quinto mês consecutivo, prolongando a trajectória descendente anterior e atingindo o mínimo desde Junho de 2003.

Já as expectativas sobre a evolução da situação financeira do agregado familiar atingiram em Fevereiro o mínimo histórico para a série iniciada em Junho de 1986.

Também as perspectivas sobre a evolução do desemprego têm vindo a agravar-se continuamente desde Julho, registando o valor mais desfavorável desde Abril de 2006.

Apesar de todo este pessimismo, os portugueses acreditam que vão poupar mais. As expectativas de poupança recuperaram nos dois primeiros meses do ano, afastando-se do mínimo histórico registado no final de 2007.

Também de sublinhar são as opiniões sobre a compra de bens duradouros no momento actual, que se deterioraram em Fevereiro, reaproximando-se do mínimo histórico registado em Novembro, enquanto que as perspectivas de compra de bens duradouros nos próximos doze meses estabilizaram, interrompendo o movimento ascendente iniciado em Setembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados