Consumo de combustíveis sobe apesar de aumento dos preços - TVI

Consumo de combustíveis sobe apesar de aumento dos preços

Combustíveis

Metade dos derivados de petróleo foi gasta nas estradas

Relacionados
A quantidade de combustíveis consumida para fins rodoviários aumentou 1,2% no quarto trimestre de 2007, em comparação com igual período de 2006, revela a Autoridade da Concorrência (AdC), no relatório de acompanhamento do mercado de combustíveis.

Este crescimento, diz o regulador, «encontra-se associado ao aumento do consumo de gasóleo (mais 3,8%), já que o consumo de gasolina se reduziu (menos 6%)».

O decréscimo da gasolina, quando comparado com a subida do gasóleo, resulta, em parte, do efeito de substituição que existe entre veículos movidos a gasolina e os movidos a gasóleo.

«Ainda assim, numa análise dos últimos 12 meses, verifica-se que o consumo de combustíveis rodoviários em Portugal tem vindo a registar um acréscimo anual ligeiro de 0,2%, com o consumo de gasóleo a registar uma variação positiva de 2,2% nos últimos 12 meses, e o consumo de gasolina a registar uma quebra de 5,3%», acrescenta.

Em Dezembro de 2007, cerca de metade (49%) da procura nacional de produtos derivados do petróleo dirigiu-se ao consumo de gasóleo e gasolina para fins de transporte.

Nesse mesmo mês, e comparando com o cenário existente há 10 anos, regista-se um maior peso do gasóleo (cujo peso relativo passou de 25% para 37%) e um menor peso da gasolina (passou de 16% para 12%) e dos resíduos (passou de 19% para 14%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados