A inclusão de biodiesel nos combustíveis rodoviários à taxa de 10%, como se pretende, até 2012, vai encarecer o preço por litro dois ou três cêntimos.
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A estimativa é do presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, segundo o qual «o custo do biodiesel puro será 20 a 30 cêntimos superior ao do diesel mineral, por isso, a inclusão de 10% do biodiesel no combustível mineral deverá implicar um aumento do preço por litro de dois ou três cêntimos, um valor que o consumidor facilmente comportará».
A explicação foi dada durante a assinatura de um acordo entre a Galp, a AlgaFuel e o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), que, em consórcio, vão lançar um projecto com vista à produção de biocombustíveis a partir de microalgas.
O projecto, segundo o presidente executivo da Galp Energia, ajudará o País a cumprir as metas fixadas em termos de recurso a biocombustíveis. De acordo com as metas europeias, em 2020, será obrigatório que 10% dos combustíveis rodoviários sejam de natureza bio. Em Portugal houve uma antecipação dessa meta para 2012.
«Nós não vamos introduzir uma percentagem mais elevada do que o necessário. Se a meta são 10%, é isso que vamos incluir, porque o biodiesel é mais caro de produzir que o diesel de natureza mineral», explicou.
O óleo resultante da biomassa produzida no âmbito do consórcio com a AlgaFuel e o INETI será refinado na nova refinaria de Sines para biocombustíveis de microgeração, cujo projecto está já em curso e cuja produção arrancará em 2010.
As acções da petrolífera fecharam a cair 2,24% para os 15,25 euros.
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Biodiesel vai encarecer preço dos combustíveis 2 ou 3 cêntimos
- Paula Martins
- 13 mar 2008, 18:21
![Combustíveis](https://img.iol.pt/image/id/4168242/1024.jpg)
Meta nacional é que 10% dos combustíveis rodoviários sejam de natureza bio em 2012
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