Declaração electrónica de IRS tem riscos de segurança - TVI

Declaração electrónica de IRS tem riscos de segurança

Contas

Entregar a declaração de IRS pela Internet é, de facto, muito mais prático e rápido do que ter de ir buscar e levar a papelada toda a uma repartição das Finanças. Mas submeter a declaração electronicamente tem riscos.

Quem o admite é a Inspecção-geral das Finanças (IGF), num estudo sobre o actual modelo declarativo, a que a «Agência Financeira» teve acesso. «A massificação da apresentação de declarações electrónicas por parte dos contribuintes poderá despoletar uma importante fragilidade relacionada com a segurança das senhas de identificação atribuídas e, consequentemente, da autenticidade do declarante», pode ler-se no relatório.

A IGF explica que «pelo menos em relação aos contribuintes mais idosos ou com menor aptidão para as novas tecnologias, o acto da apresentação de declarações pode não ser pessoal e, nesse caso, implicar a transmissão do NIF e senha de acesso a intermediários». Algo que pode colocar a segurança deste sistema em causa.

Neste enquadramento, dizem, «o actual modelo declarativo electrónico pode encerrar riscos eventualmente elevados decorrentes do modelo de validação da identificação dos contribuintes perante o sistema de informática tributária».
Continue a ler esta notícia