Défice vai demorar «muitos anos» a corrigir - TVI

Défice vai demorar «muitos anos» a corrigir

Dinheiro (Arquivo)

Portugal ficou «demodé». A conclusão é da corretora Golden Broker, na sua análise mensal, baseada no desempenho do mercado de capitais e da economia nacional durante o mês de Junho.

Para a corretora, um défice previsto de 6,8% para 2005, «por muito transparente que possa parecer anunciá-lo à priori, é mau e vai demorar muitos anos a corrigir».

Por outro lado, o aumento dos impostos, designadamente do IVA, «deterioram a confiança dos consumidores» A prová-lo está o inquérito de confiança da Comissão Europeia, onde o indicador de confiança para Portugal registou a maior queda desde 1993.

A acentuar este estado crítico, a Golden Broker recorre ainda ao «rating» da República Portuguesa, que foi revisto em baixa pela S&P. «Apesar do pouco impacto no mercado de crédito, não deixa de ser um sinal claro das dificuldades que o mercado enfrenta», diz.

A corretora lembra ainda que o mercado português obteve um registo negativo em Junho, com o PSI-20 com uma perda mensal de 1,12%, acumulando perdas anuais de 0,81%, em contraste, por exemplo, com os ganhos anuais do DAX 7,75%, do CAC 10,68% e do IBEX 7,74%, entre outros.

«Este comportamento dos índices accionistas europeus deveu-se sobretudo à valorização do dólar, que aumenta a competitividade das empresas, e ao facto dos juros estarem a subir nos EUA, enquanto na Europa se mantêm inalterados, tendência que se deverá manter nos próximos meses».

Em Portugal, o único título a destacar pela corretora é mesmo o da Sonaecom, «devido ao bom posicionamento face à concorrência, ao sucesso dos novos produtos, às perspectivas de entrada no negócio da distribuição de sinal de televisão, e à possível double bottom a 3,15/3,20 euros».
Continue a ler esta notícia