Desprende-se cobertura do estádio de Nova Orleães que alberga desalojados - TVI

Desprende-se cobertura do estádio de Nova Orleães que alberga desalojados

Katrina deixa um rasto de destruição

Algumas partes da cobertura do estádio Superdome de Nova Orleães desprenderam-se, hoje, devido aos ventos do furacão Katrina, obrigando à transferência de milhares de pessoas ali refugiadas para outras áreas do recinto.

No Superdome, um estádio de futebol americano com capacidade para mais de 70 mil pessoas, estão desde domingo instaladas cerca de 10 mil pessoas, na maioria pobres ou sem família, que não tinham recursos para abandonar a cidade, como ordenaram as autoridades antes da chegada do Katrina, avança a agência «Lusa».

O estádio coberto foi considerado o mais seguro dos 10 albergues disponibilizados na cidade de 1,3 milhões de habitantes, para enfrentar o furacão, que tocou terra durante a noite, a cerca de 65 quilómetros de Nova Orleães, com ventos de 240 quilómetros por hora, tendo passado da categoria máxima de 5 para a categoria 4.

Entretanto, o Centro Nacional de Furacões, sedeado em Miami, na Florida, indicou que o ciclone já passou para a categoria 3, que corresponde à classificação de ciclone intenso, com ventos entre 178 e 209 quilómetros por hora, e que pode provocar danos extensos.

Além dos problemas no tecto do recinto e do surgimento de goteiras, antes do nascer do sol, foi interrompido o fornecimento de electricidade, pelo que o estádio ficou sem ar condicionado.

Em consequência, registaram-se momentos de inquietação entre os refugiados no local, entre os quais se encontram centenas de crianças.

Quando o gerador de electricidade de emergência começou a funcionar, só foi suficiente para acender algumas luzes e aparelhos de refrigeração, mas não para sustentar o sistema de ar condicionado.

As autoridades não comunicaram a extensão exacta dos danos na cobertura do Superdome, tendo apenas indicado que se desprenderam algumas partes e que, por isso, era aconselhável a transferência dos desalojados para áreas mais seguras, debaixo dos estrados de cimento.

O Superdome da Louisiana tem uma altura de 82 metros, equivalente a 27 pisos.



Furacão Katrina chegou à costa do estado de Luisiana

O furacão Katrina, com ventos de 240 quilómetros por hora, atingiu hoje pelas 11h30 (hora de Lisboa) a costa do estado de Luisiana, em Grand Isle, a sudeste de Nova Orleães, segundo o Centro Nacional de Furacões, avança a mesma agência.

O olho do furacão move-se na direcção nor-nordeste, encontrando-se a cerca de 80 quilómetros de Nova Orleães, no estado do Luisiana, e progredindo a 18 quilómetros por hora.

Centenas de milhar de pessoas foram obrigadas a abandonar Nova Orleães, cidade com cerca de 500 mil habitantes, que se encontra maioritariamente abaixo do nível do mar, e protegida por diques.

Segundo o presidente da Câmara, Ray Nagin, no total cerca de um milhão de pessoas terá abandonado a zona em risco de ser atingida.

Pouco antes de chegar a Grand Isle, o furacão Katrina mudou ligeiramente de direcção, para nordeste, o que permite às autoridades de Nova Orleães ter alguma esperança de que a cidade possa salvar-se do pior furacão de categoría 4.
Continue a ler esta notícia