Duplicam devedores na lista negra do Fisco - TVI

Duplicam devedores na lista negra do Fisco

contas

A lista de devedores ao Fisco teve, na sua última actualização, um salto significativo com a entrada de 768 novos contribuintes, representando um aumento de 31% em menos de duas semanas. Mas se a comparação for feita com a última lista publicada antes da ampliação dos escalões de dívida, então o aumento dos contribuintes faltosos atinge os 128%.

Relacionados
A explicação deste aumento resulta de um maior número de certificações de dívidas, avançou o Ministério das Finanças lembrando que o processo está a correr bem já que os níveis de cobrança são positivos, noticia o «Diário Económico».

«Estes dados não resultam de um aumento dos devedores fiscais», garante o fiscalista Paulino Santos. «Não é essa a tendência. Creio que houve sim uma maior eficácia na recolha de dados, já que a ideia da lista é recente e durante algum tempo houve atrasos ou dificuldades na reunião de informação», acrescenta o responsável.

Os contribuintes singulares engrossam a lista com um total de 2003 devedores, o que representa um aumento de 124% face aos 894 contribuintes que constavam da lista no final de Dezembro. Já as empresas, em menor número (1234), foram, porém, as que tiveram o maior aumento (136%).
Continue a ler esta notícia

Relacionados