EDP e Sonae impedem bolsa de Lisboa de recuperar das quedas - TVI

EDP e Sonae impedem bolsa de Lisboa de recuperar das quedas

bolsa de valores

A bolsa de Lisboa está a ser impedida pela EDP e pela Sonae de recuperar as perdas de ontem.

Relacionados
O dia de hoje está marcado pela fraca liquidez numa semana com dois feriados para muitos investidores que só devem regressar na próxima semana.

O PSI20 perde 0,73 por cento para os 9.200,00 pontos, com apenas dois títulos no verde.

A EDP penaliza ao cair 1,40% para os 2,81 euros. O mercado liberalizado de electricidade continua a perder clientes, que estão a regressar às tarifas do sistema público. Ainda sobre o sector, o Governo espanhol vai cortar os incentivos às eólicas e a EDP é um dos operadores afectados.

Já a Sonae SGPS recua 0,89% para os 1,11 euros e a Sonaecom desliza 1,45% para os 4,09 euros.

O BCP, que ontem mais penalizou o índice, está agora paralisado nos 2,16 euros. O banco abriu guerra com o Santander nas comissões cobradas pelos serviços. Além disso, o «Jornal de Negócios» avança que o Banco de Portugal está a testar a solidez da banca portuguesa para avaliar as fragilidades do sector, estudo que será conhecido até ao final do ano.

No restante sector, o panorama também é negativo, o BPI recua 1,20% para os 5,77 euros e o BES perde 1,53% para os 10,30 euros.

Mas a maior desvalorização é da Impresa ao escorregar 3,36% para os 4,31 euros. A Autoridade da Concorrência prepara-se para multar a dona da SIC devido a um acordo de parceria de exclusividade e direito de preferência assinado com a TV Cabo e a PT Multimédia em 2001, que pode chegar a 7% da capitalização bolsista da empresa.

Por outro lado, a sua concorrente Media Capital, dona da TVI, mantém-se em silêncio nos 8,02 euros.

A evitar maiores quedas da bolsa está a Portugal Telecom que sobe 0,21% para os 9,41 euros. A operadora quer investir 200 milhões de euros no cabo para chegar a 3,2 milhões de lares, mas está fora do ranking das 500 maiores empresas do mundo, de acordo com o «Diário Económico».

No resto da Europa, o dia segue misto. O IBEX soma 0,21%, o DAX 0,11%, mas já o CAC perde 0,07% e o FTSE 0,15%, ainda com a subida dos juros a amedrontar os investidores. Hoje, os mercados estão ainda atentos à divulgação dos números da inflação nos EUA.

Em Nova Iorque, os mercados devem abrir em alta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados