EDP investe meio milhão de euros num projecto agro-florestal - TVI

EDP investe meio milhão de euros num projecto agro-florestal

António Mexia

A Energias de Portugal (EDP) vai investir cerca de meio milhão de euros num projecto agro-florestal.

Relacionados
O projecto de sumidouro de carbono na Quinta de França, na Beira Interior, foi anunciado esta quarta-feira pelo presidente da Comissão Executiva (CEO) da eléctrica, António Mexia, na assinatura do contrato com a Terraprima, empresa que gera o projecto.

«É o primeiro projecto desta natureza em Portugal que vai permitir produzir um stock de carbono equivalente a 7.000 toneladas de CO2 por ano» de 2006 a 2012, adiantou o mesmo. Desta forma, a empresa pretende conseguir reduzir o balanço nacional de emissões nesta mesma quantidade.

O responsável da Terraprima, Tiago Domingos, acrescentou ainda que «a essência deste projecto é fazer uma fixação de carbono em áreas agrícolas e florestais» e que já estão em conversações com três empresas desta área para colaborarem também no projecto: a Companhia das Lezírias, o grupo Sousa Cunhal e a Herdade dos Esquerdos.

Projecto pode permitir mais licenças gratuitas no médio prazo

«Aqui está uma oportunidade para as empresas que têm uma meta (emissões de CO2) para cumprir», considerou o secretário de estado do Ambiente, que também estava presente.

Humberto Rosa sublinhou a importância que têm este tipo de iniciativas ao contribuírem para o cumprimento do Protocolo de Quioto e para se conseguir «um melhor preço por tonelada de carbono». Para Além disso referiu que, numa «fase pós-Quioto», pode permitir às empresas mais licenças gratuitas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados