Empresas de media em busca do «próximo Youtube» - TVI

Empresas de media em busca do «próximo Youtube»

YouTube

A procura do «próximo Youtube» vai ser a prioridade de 2007. Os empresários da comunicação social norte-americana estão à espera de uma nova rodada frenética de aquisições em 2007, à medida que empresas de cinema, TV e Internet tentam atingir uma nova geração de espectadores.

Relacionados
Embora fusões de escala semelhante à da aquisição da Time Warner pela America Online em 2001 sejam improváveis, a procura daquilo que Leslie Moonves, presidente-executivo da «CBS», define como «o próximo YouTube» vai ser a prioridade para os media em 2007, noticia a «Reuters».

O facto de o Google ter pago 1,65 mil milhões de dólares pelo popular site de vídeos, em Novembro, serviu para despertar as empresas de comunicação tradicional, cujos projectos próprios para atrair espectadores online em geral não obtiveram bons resultados.

O YouTube cresceu com tal rapidez (de uma empresa de garagem dois anos atrás para uma companhia que atrai 100 milhões de visitantes ao dia) porque explorou o desejo dos espectadores de estar diante das câmaras. Hoje, vídeos caseiros competem por atenção com produções profissionais e, ocasionalmente, saem vencedores.

«Determinar qual será o próximo YouTube é relevante. A ideia de seis pessoas que moram nos subúrbios de São Francisco pode ser o elemento central na construção de uma nova plataforma, através da qual transmitiremos todo o nosso conteúdo existente. Tenho certeza de que haverá transacções de valor muito alto», disse o presidente-executivo da CBS, em entrevista.

Os líderes de importantes grupos de media, como a Time Warner, a Walt Disney e a Universal Music Group, da Vivendi, vão discutir as suas estratégias para esse panorama em rápida mutação durante a terceira «Reuters Media Summit», evento anual que se realiza esta semana em Nova Iorque.
Continue a ler esta notícia

Relacionados