Empresas precisam menos de crédito para investir - TVI

Empresas precisam menos de crédito para investir

[Arquivo]

Os bancos consultados no âmbito do inquérito às instituições financeiras, pelo Banco de Portugal, reportaram variações ligeiras na procura de crédito por parte das empresas, nos diferentes segmentos considerados.

Relacionados
Duas instituições apontaram a influência positiva sobre a procura de empréstimos das maiores necessidades de financiamento das empresas para outras finalidades que não o investimento.

Uma dessas instituições apontou também o menor recurso a fontes de financiamento alternativas como factor indutor do aumento da procura a si dirigida.

Em sentido oposto, «as menores necessidades de financiamento para concretizar investimentos continuaram a ser referidas como o factor que terá exercido uma influência globalmente negativa sobre a procura de empréstimos ou linhas de crédito a empresas».

No que se refere ao terceiro trimestre, não se deverão verificar alterações significativas nos critérios a aplicar na aprovação de empréstimos no decurso do terceiro trimestre.

Apenas um dos bancos inquiridos antecipa, de uma forma geral, um ligeiro aumento da restritividade (com excepção do segmento das grandes empresas). Essa mesma instituição é a única a prever um aumento da procura de empréstimos, nomeadamente de PME e no segmento dos empréstimos de longo prazo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados