Endesa vai investir mais de mil milhões até 2009 - TVI

Endesa vai investir mais de mil milhões até 2009

energia

A energética espanhola Endesa pretende investir mais de mil milhões de euros em Portugal até 2009.

«A Endesa pretende investir mais de mil milhões de euros em Portugal até 2009» afirmou o CEO da empresa, Rafael Robredo, na apresentação do plano estratégico da Endesa para os próximos três anos em Portugal.

Estes investimentos vão estar direccionados para reforçar a capacidade de potência instalada da empresa no nosso país até aos 1.300 MW, dos quais 800 MW em regime ordinário e os restantes 500 MW em regime especial. A empresa pretende, ainda, aumentar a comercialização para chegar aos 4.000 gigawatts/hora em 2010, contra os 2.223 GWh verificados em 2005.

A Endesa está presente em Portugal, no sistema eléctrico desde 1982 e sobretudo em 3 áreas de actividade: na capacidade de produção eléctrica (através da Tejo Energia), na instalação de energias renováveis e cogeração (pela Finerge e Térmica Portuguesa), e na comercialização de electricidade a clientes finais do mercado liberalizado (através da Sodesa).

Actualmente, a empresa espanhola tem também um consórcio formado com a EDP, a GENERG e a ENERCON para tentar vencer um concurso de construção de parques eólicos em Portugal.
Continue a ler esta notícia