Enfermeiros  em greve contra alterações na idade da reforma - TVI

Enfermeiros em greve contra alterações na idade da reforma

Enfermeiros em greve, de Norte a Sul do país

Enfermeiros do Norte do país estão hoje em greve, protestando contra as propostas do Governo para as carreiras e o aumento idade da reforma destes profissionais dos 57 para os 65 anos.

É a primeira de três greves regionais convocadas pelo Sindicatos dos Enfermeiros Portugueses e a segunda paralisação da classe em menos de dois meses.

Quarta-feira, vão paralisar os enfermeiros do Centro do país e no dia seguinte, os dos do Sul e Regiões Autónomas.

Por ocasião da greve de 12 e 13 de Outubro, o ministro da Saúde, António Correia de Campos, recusou a possibilidade de existirem alterações à lei da idade da reforma para a administração pública nas profissões do sector «quaisquer que sejam as greves que venham a ser feitas».

«A questão principal é a da igualdade de tratamento de todas as profissões do sector público.Não haverá qualquer regra de excepção», afirmou Correia de Campos.

O SEP alega que os critérios que levaram o Governo a tomar desta decisão «ó podem ser suportados pelo estudo de avaliação funcional» das várias profissões, «a que obriga uma resolução do Conselho de Ministros» e que «o Ministério da Saúde nunca apresentou no caso dos enfermeiros».
Continue a ler esta notícia