Espanha bate recorde com 31 milhões de turistas em Julho - TVI

Espanha bate recorde com 31 milhões de turistas em Julho

A meio da época alta do turismo em Espanha, o ritmo de entrada de turistas estrangeiros manteve-se em números elevados, sobretudo graças ao forte crescimento do número de visitantes franceses.

Em termos acumulados, nos primeiros sete meses do ano, entraram 31 milhões de turistas em Espanha, o que representa um aumento de 6,1% quando comparado com o mesmo periodo do ano de 2004.

Só no mês de Julho, o país recebeu 7,4 milhões de turistas, mais 7,7% que no mesmo mês do ano anterior, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Indústria, Turismo e Comércio espanhol.

A Catalunha foi o destino que acolheu maior número de turistas, cerca de 2,2 milhões, no mês de Julho, representando cerca de 29,5% dos visitantes estrangeiros, o que representa um crescimento de 11,3% face ao mesmo mês do ano passado. O forte incremento dos turistas franceses, pouco mais de 19%, compensou a descida de 7,7% dos estrangeiros oriundos da Grã-Bretanha.

As Baleares foram o segundo destino, ao serem escolhidas por quase 22% dos visitantes e apresentaram um crescimento homólogo de 2,3%, apesar de um decréscimo no número de visitas dos seus principais mercados emissores, como Reino Unido e Alemanha, que foi compensado por uma maior afluência de italianos e franceses ao arquipélago.

Apesar do mercado britânico manter com firmeza o primeiro lugar nos países emissores de turismo, concentrando uma em cada três visitas, o número de visitantes baixou em 0,1% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.

Com 53,6 milhões de turistas internacionais conquistados o ano passado, Espanha é a segunda maior potência turística mundial. O sector turístico é uma das principais fontes de riqueza e emprego no país, ao gerar entre 11 e 12% do PIB, com valores idênticos quer para os turistas internacionais, como para os internos.
Continue a ler esta notícia