EuroAtantic espera duplicar lucros em 2005 - TVI

EuroAtantic espera duplicar lucros em 2005

EuroAtantic espera duplicar lucros em 2005

A EuroAtlantic, especialista em west-lease de aviões para outras companhias de aviação e voos charter de longo e médio curso para operadores turísticos, pretende aumentar os resultados líquidos no final de 2005 para 2,6 milhões de euros, o dobro do valor obtido em 2004, segundo adiantou o presidente da companhia aérea, Tomaz Metello, em conferência de imprensa.

A transportadora aérea de passageiros lucrou 1,29 milhões de euros, em 2004.

De acordo com o presidente da EuroAtlantic, os resultados do primeiro semestre de 2005 foram positivos em um milhão de euros. No que diz respeito aos resultados operacionais, estes ascenderam a 5,8 milhões de euros, mais 35% quando comparados com o total de 2004. O orçamento apontava para 4,16 milhões de euros.

Os proveitos operacionais foram de 40,5 milhões de euros, mais 51% do que os 26,7 milhões de euros registados no ano anterior e 10% abaixo do orçamentado.

Estes resultados estão ligados à parceria que a EuroAtlantic tem com a companhia de aviação brasileira, Varig. Segundo Tomaz Metello, «não há nenhuma companhia charter que consiga ter resultados positivos durante todo o ano, por isso têm de existir parceiros no hemisfério sul para os custos fixos poderem ser cobertos. A Varig como parceiro da EuroAtlantic equilibra a actualização dos aviões. Portanto as parcerias com o hemisfério sul são a chave do sucesso, bem como o aluguer de aviões e uma maior utilização da frota».

No final deste ano, a receita deverá «rondar os 100 milhões de euros face aos 91,07 milhões de euros conseguidos no ano de 2004, sendo que cerca de metade das receitas da empresa provêem do aluguer de aviões», acrescentou.

Em relação à Varig, o novo conselho de administração está a preparar um plano de recuperação da empresa e se for aprovado pelo Governo brasileiro, têm seis meses para implementar o plano de viabilização. O presidente da EuroAtlantic mostra-se optimista quanto à decisão que se prevê que o Brasil tome no próximo dia 12 de Setembro.

A EuroAtlantic tem, actualmente, contratos com a Etihad, a Aviajet, a Martinair, e parcerias com as brasileiras Varig e BRA.
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