Função pública perdeu poder de compra em 2008 - TVI

Função pública perdeu poder de compra em 2008

Manifestação da Função Pública (direitos reservados)

Inflação em 2009 deve voltar a baixar para pouco mais de 1%

Relacionados
Está oficialmente confirmado: os funcionários públicos voltaram a perder poder de compra em 2008. Desta vez, foi mais meio ponto percentual.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o custo de vida subiu 2,6% em 2008, face a 2007, cinco décimas acima do aumento de 2,1% dado pelo Governo aos trabalhadores da função pública.

Ainda assim, o cenário podia ter sido pior, se se tivessem confirmado as expectativas do Governo, apresentadas em Outubro, que apontavam para uma taxa média em 2008 de 2,9%.

Os analistas esperavam já que a taxa média recuasse para os 2,6%, na sequência da crise internacional, que fez baixar sobretudo as taxas de juro e o preço do petróleo (e, por consequência, as prestações mensais dos créditos e os preços dos combustíveis). A única surpresa aconteceu apenas na taxa mensal de Dezembro, que se saldou numa queda de 0,5%, quando os analistas apontavam para descidas menores, até 0,3%.

Para 2009, os analistas apontam para uma nova descida da taxa de inflação, devendo o custo de vida aumentar pouco mais de 1%, em vez dos 2,5% esperados pelo Governo quando apresentou o Orçamento do Estado para este ano. Recorde-se, no entanto, que o Executivo irá rever esta semana as suas projecções, quando apresentar o orçamento suplementar e a actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).
Continue a ler esta notícia

Relacionados